Ensino Médio

O ensino médio está em crise. A frase é sustentada por pesquisadores(as), gestores(as), estudantes, professorado e profissionais da comunicação. Falta de professores(as) especialistas; ausência de sentido; proliferação de experiências inspiradas na iniciativa privada; falta de orientação nacional sobre o tema e, simultaneamente, iniciativas isoladas implementadas por governos estaduais, são alguns dos elementos presentes no atual cenário sobre o ensino médio.


Cobertura não problematiza parcerias com iniciativa privada e exclui educação no campo

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Dom, 07 de Setembro de 2008 21:00

O ensino médio e as parcerias entre poder público e iniciativa privada na gestão do ensino voltaram a ser tema de jornais de circulação nacional, no período de 2 a 15 de agosto. Duas iniciativas foram novamente divulgadas: a implementação, no estado de São Paulo, do curso de gestão de pequenas empresas do programa Telecurso Tec, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e a ampliação de programa desenvolvido por um grupo de empresários para o ensino médio de Pernambuco, por meio do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação.

As matérias não problematizam a natureza da relação entre governos e empresas, e alguns questionamentos merecem reflexão. No caso de Pernambuco, qual é a natureza da relação entre ICE e governo estadual? Quais as fontes de financiamento utilizadas para garantir o custo aluno anual de R$ R$ 2.500? Quem e como são avaliados os resultados da experiência? Como a experiência se insere nas políticas destinadas à carreira docente?

 

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