Ensino Médio

Nova edição do Desafios da Conjuntura discute ensino médio integral

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Observatório da Educação lança nova edição do boletim Desafios da Conjuntura: “Ensino médio de tempo integral em debate”; esta é a trigésima edição da publicação

 

A ampliação da jornada escolar tem sido apresentada como solução para a “crise do ensino médio”. Em todo o país, são implantados programas e experiências com diferentes propostas pedagógicas e de organização do tempo dos estudantes.

 

Nesta edição, o Desafios da Conjuntura traz ao centro do debate as vozes dos principais destinatários dessas políticas, os jovens, e destaca a opinião de educadores, gestores e pesquisadores sobre os desafios do modelo de ensino em tempo integral.

 

Uma reportagem sobre o programa Educação: Compromisso de São Paulo traz detalhes sobre a implantação de escolas modelo em São Paulo e mostra que um dos principais entraves para essa política no estado é a infraestrutura e a falta de participação da comunidade escolar. As informações foram obtidas a partir da Lei de Acesso à Informação e têm como base o levantamento divulgado pelo Observatório em setembro de 2012.

 

A publicação traz ainda uma análise de mídia sobre a maneira como a imprensa tem abordado o tema nos estados; artigos de Paulo Carrano (Observatório Jovem/UFF), Raquel Souza (Ação Educativa) e Maria Izabel Azevedo Noronha (Apeoesp) e entrevistas com Maria do Pilar Lacerda (ex-secretária do MEC), José Marcelino de Rezende Pinto (USP) e estudantes de São Paulo e Pernambuco.

 

Clique aqui para fazer download da publicação em formato PDF, na íntegra.


Se você deseja obter a publicação impressa, entre em contato pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar