Outras Publicações



Dossiê "Fala Mestre! Fala Mestra!"

 


 

A cobertura da educação na mídia – algumas recomendações para a democratização do debate

Autoras: Mariângela Graciano, Marina Gonzalez e Giovanna Modé

Dezembro de 2007

A publicação traz reflexões do Observatório da Educação sobre a cobertura da educação na mídia impressa, além de recomendações práticas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho dos jornalistas. Também é apresentada a sistematização de um interessante encontro entre jornalistas, professores e estudantes para refletir sobre a cobertura educacional, realizado em agosto de 2007.

 


 

 6 anos de EJA no Brasil

Seis anos de educação de jovens e adultos no Brasil: os compromissos e a realidade

Coordenação: Maria Clara Di Pierro

Outubro de 2003  Seis anos após a realização da V Conferência Internacional de Educação de Adultos (Hamburgo, 1997), faz uma revisão da evolução das políticas públicas para esse ciclo de vida, avaliando os progressos realizados nesse período em direção aos compromissos estabelecidos na Declaração de Hamburgo e na Agenda para o Futuro. Privilegia as temáticas da alfabetização e educação escolar fundamental de pessoas jovens e adultas, que são direitos universais dos cidadãos brasileiros e constituem a principal chave de acesso à cultura e à informação na sociedade contemporânea.

 


 

 Os jovens no Brasil

Os jovens no Brasil: desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas

Autora: Marília Pontes Sposito

Outubro de 2003

Este texto pretende traçar um retrato da situação dos jovens brasileiros, tendo em vista o emergente campo das políticas públicas que incorporam esses segmentos em sua esfera de ação. Para tanto, foi preciso considerar, antes de tudo, alguns aspectos: o primeiro deles reside na produção multiplicada de novas desigualdades sociais que constituem parte significativa da experiência juvenil contemporânea na sociedade brasileira; o segundo compreende o próprio marco institucional e político que ancora as iniciativas públicas, por sua vez, diverso e fragmentado.

 


 

 Alfabetização e Analfabetismo

Alfabetização e analfabetismo: desafio para as políticas públicas

2003

Síntese do debate de mesmo título, realizado em 3 de setembro de 2003, no auditório do Instituto Itaú Cultural, e transmitido ao vivo pela Rede SescSenac de TV.