Série de publicação da Ação Educativa. Leia as edições "O Plano de Desenvolvimento da Educação", "Educação e Exclusão no Brasil", "Políticas e práticas de leitura no Brasil" e "A escola e o mundo juvenil: experiências e reflexões".




Em Questão 6 – O ensino médio no Brasil

Autora: Nora Rut Krawczyk - Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Coordenação editorial: Mariângela Graciano

Menos que pela permanente tensão sobre o sentido do ensino médio – preparação para o ingresso no ensino superior, para o mercado de trabalho ou para o exercício da cidadania –, o debate atual é impulsionado pela queda nas matrículas; ausência de professores especialistas, sobretudo química, física e biologia; desempenho insatisfatório dos estudantes nos exames, notadamente o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); além da recente discussão sobre sua obrigatoriedade. Espera-se que esta contribuição possa alimentar e provocar as reflexões dos educadores do ensino médio e de outros que, mesmo não estando envolvidos diretamente com essa etapa do ensino, ainda assim estão preocupados com o presente e o futuro de nossos jovens.

 



Em Questão 4 

Em Questão 4 – O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)

Vários autores.

Coordenação editorial: Mariângela Graciano

2007 

Em março de 2007 o MEC divulgou as linhas gerais do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Em meio às inúmeras informações, opiniões e interpretações colocadas na cena pública, a Ação Educativa considerou a necessidade de elucidar e qualificar o debate, sem torná-lo unilateral, dada a sua dimensão e importância e realizou um seminário em junho, em parceria com o CENPEC, que reuniu mais de 200 pessoas de 35 cidades de 7 estados. Pautada naquele evento, esta publicação traz alguns dos aspectos e polêmicas debatidos na ocasião por pesquisadores, ativistas e gestores públicos, que se dispuseram a discutir e refletir sobre o PDE.


Em Questão 3

Em Questão 3 – Educação e exclusão no Brasil

Coordenação: Sérgio Haddad

março de 2007 

A educação, tanto no senso comum como entre os especialistas, é considerada um dos fatores mais importantes para a mudança do padrão de desigualdade que marca a sociedade brasileira, bem como para seu desenvolvimento. Se é verdade que a oferta pública da educação do Brasil ao longo do século passado cresceu consideravelmente, é também certo que ainda não conseguiu atingir um patamar de qualidade, reproduzindo dessa forma padrões de desigualdades e iniqüidades. Esta publicação mostra como a exclusão e as desigualdades socioeconômicas causam impacto na oferta educacional. Por outro lado, o trabalho indicar os fatores relacionados à oferta educacional que contribuem para a reprodução destas desigualdades. 

 Em Questao 2

Em Questão 2 – Políticas e práticas de leitura no Brasil

Coordenação editorial: Iracema Nascimento

2003 

A publicação aborda as políticas e as práticas de leitura no País, focando as concepções que as embasam, alguns mitos e ideologias que as circundam, os atores que estão em jogo, as problemáticas e os desafios que se apresentam, além de diversas aprendizagens decorrentes da implementação de experiências concretas nesse campo.


Em Questão 1

Em Questão 1 – A escola e o mundo juvenil: experiências e reflexões

Coordenação editorial: Iracema Nascimento

2003 

A publicação aborda o diálogo entre a cultura da escola e as culturas juvenis: sua existência, seus limites, seus obstáculos e seus desafios. Aborda, dessa forma, a questão das múltiplas identidades do ser ”aluno” e do ser ”jovem” – nem sempre reconhecidas, nem sempre consideradas –, bem como a questão de seus valores, suas histórias e seus contextos, seus tempos e espaços – tampouco reconhecidos e considerados.